Saiba como garantir a renovação do contrato de aluguel

Descubra como a renovação do contrato de aluguel pode ser uma excelente oportunidade para fidelizar o seu cliente.

Todo corretor sabe que a renovação de um contrato de aluguel pode ser um processo difícil e complicado. Entretanto, esta jornada pode ser melhor traçada se pegarmos alguns atalhos que a torne mais fácil e tranquila.

Não podemos esquecer que temos em mãos mais uma negociação. Esta possui as suas próprias peculiaridades, que a distanciam de um processo normal de aluguel. Entretanto, é uma oportunidade para inquilinos e proprietários chegarem novamente a um bom acordo comercial.

Para o inquilino, devemos lembrar que, ao considerar o fim de seu contrato, ele terá que enfrentar uma série de custos. Além da própria mudança, com seus problemas, dificuldades de organização e cuidados com roupas, eletrodomésticos e objetos pessoais. 

Se o locatário for casado e com filhos, aí então o problema é bem maior. A família vai precisar se adaptar ao novo lar, o que pode demandar preocupações como mudança de escola, distanciamento de amigos e, até mesmo, um novo e desgastante trajeto para o trabalho.

Já para o proprietário, não podemos esquecer dos benefícios econômicos da renovação do contrato de aluguel de um bom inquilino. Desta forma, manter o inquilino é uma boa garantia para o recebimento de seus aluguéis. 

Por outro lado, em um cenário incerto, perder o inquilino pode significar um período elevado com o imóvel desocupado e aumentar a inadimplência. Este tempo de espera sempre vai desencadear em custos para o proprietário como IPTU, condomínio, água, energia, segurança, manutenção, etc. 

Laços fortalecidos com o cliente

Aqui também entra mais uma vantagem da renovação do contrato de aluguel, a qual o corretor deve sempre ficar atento: a fidelização de clientes e a indicação para futuros negócios.

Assim, ao realizar um bom atendimento acabam surgindo boas indicações, o que é mais um atalho estratégico para futuros novos negócios.

Desta forma, entra em cena o talento do corretor para concretizar mais um bom negócio. Esse, sempre busca pela satisfação de todos os envolvidos, proprietário ou inquilino. Afinal, manter um cliente em carteira, é bem mais acessível do que conquistar um novo cliente. O pode que consumir muito mais tempo e recursos.

Outra boa dica é obter um feedback de seu atendimento perguntando aos seus clientes sobre o seu desempenho. Assim, você poderá aprimorar o seu trabalho, corrigir o que for preciso e ainda causar uma impressão.

Antecipe-se ao reajuste

Faça o tema de casa e dê uma boa revisada no contrato de locação, antes mesmo de haver o reajuste. A partir daí fica fácil fazer o cálculo dos valores da renovação do contrato de aluguel com base no índice previsto (geralmente é o IGPM). Mas não fique só por aí, faça uma pequena pesquisa e descubra como estão os preços médios dos aluguéis na região.

Desta forma, você fica mais preparado para negociar, apresentando a realidade do mercado, tanto para o proprietário como para o inquilino.

Caso a renovação ocorra sem reajustes, em razão do desejo do proprietário em manter o inquilino, cabe ao corretor orientar sobre os procedimentos que devem ocorrer.

Revisão do contrato de locação

O prazo para revisão do contrato de aluguel também é um detalhe que o corretor precisa ficar atento, ela pode ser feita após 3 anos. Sua realização é prevista nos casos em que o proprietário considera o preço do aluguel muito abaixo da média praticada. Ou ainda, por solicitação do inquilino para evitar uma locação de valor muito excessivo. 

Aqui o papel do corretor também se torna relevante, na medida em que, será o responsável para efetivar o bom andamento do negócio para ambas as partes e poderá garantir uma renovação de um contrato de aluguel.

Acelere as renovações e espalhe solidariedade 

Que tal contar com uma empresa para assessorar a sua imobiliária de uma forma mais rápida, prática e dinâmica? 

Com a Avalyst, além de você ter a melhor tecnologia para análise de crédito para garantia de aluguel do futuro inquilino, a renovação do contrato de aluguel é automática.

Além disso, a imobiliária ganha uma cesta básica para ser doada a uma entidade escolhida, toda vez que um inquilino renova com a Avalyst.

Assim, você aumenta suas renovações, agiliza seus processos e apoia a construção de uma rede de solidariedade. Saiba mais.

Leia também

Como captar clientes para imobiliárias: Com cinco estratégias funcionais e fáceis de aplicar

Gestão para imobiliárias: comece 2021 com tudo organizado

Publicado em 8 de Fevereiro de 2021 Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!