Como reduzir a inadimplência no aluguel do seu imóvel

Problemas com inadimplência de aluguel sempre causaram dores de cabeça aos proprietários de imóveis. Saiba o que fazer para se proteger.

A inadimplência de aluguel tem tirado o sono de muitos proprietários de imóveis. E não é para menos, afinal, para muitos deles, a renda obtida com as locações é fundamental para manter as suas finanças em dia. Por isso, é sempre uma boa ideia, tomar todos os cuidados para que este problema se reduza ao mínimo possível.

Mas como se proteger de uma inadimplência de aluguel?

Como em todo negócio, a locação também tem seus riscos, por isso a importância do contrato de aluguel, o qual não pode, de forma alguma, ser negligenciado. Assim, tome cuidado para que este documento seja o mais transparente possível, isso evita futuros conflitos e discordâncias entre os envolvidos.

Analise seu candidato

O primeiro passo para evitar a inadimplência de aluguel é buscar informações sobre a idoneidade do futuro inquilino. Solicite seus comprovantes de rendimentos e observe se é superior a, no mínimo, três vezes o valor da locação.

Atualmente, também é possível verificar facilmente as informações de crédito de qualquer um. O sistema do SERASA, por exemplo, apresenta registros atualizados sobre as pessoas em situação de inadimplência. 

Proteja-se com a sua garantia

Após analisar se o inquilino é um bom pagador, chegou a hora de escolher um sistema de garantia. Uma boa garantia locatícia permite que você tenha maior tranquilidade para o recebimento de seus aluguéis.

As mais tradicionais são o fiador e o depósito caução, as quais apresentam algumas defasagens.

Com o sistema de fiador, o inquilino terá que conseguir alguém, com imóvel próprio, que aceite a responsabilidade. Afinal, é o fiador quem responderá pela dívida, além de colocar em risco a posse de seus bens.

Este sistema, para o proprietário, também apresenta desvantagens no caso de inadimplência de aluguel. Além da burocracia, o processo jurídico aqui pode demandar um longo tempo de espera.

Já o depósito caução é um adiantamento, por parte do inquilino, que pode assegurar futuros problemas de não pagamento ou algum dano ao imóvel. Legalmente, o valor do depósito caução não pode ultrapassar o equivalente a três meses de aluguel. E o problema está justamente aí. As situações de inadimplência, normalmente, ultrapassam esse valor, trazendo prejuízos ao dono do imóvel.

Felizmente, como veremos a seguir, o mercado de imóveis já oferece soluções mais modernas para a garantia de locação.

Apresente soluções de negociação 

Caso ocorra a inadimplência de aluguel, a cobrança amigável é a melhor saída. Afinal, pela letra da lei, o imóvel uma vez alugado, coloca o inquilino como dono temporário da residência, e sua moradia é um direito inviolável. 

Lembre-se que, na maioria das vezes, o inquilino inadimplente pode estar passando por um período temporário de dificuldades. Neste caso, um bom acordo para o parcelamento da dívida pode evitar uma série de problemas. 

Se nada resolver, avalie as medidas judiciais

Quando todas as instâncias para uma cobrança amigável ficarem sem efeito, as medidas jurídicas tornam-se necessárias.

De acordo com o contrato de aluguel, após decorrerem os prazos legais, o proprietário pode protestar o título em cartório, daí a importância da emissão de boletos para a cobrança das locações. Como resultado, a ação de protesto gera débitos financeiros e a restrição do nome do locatário.  

Outra medida é ajuizar uma ação de cobrança de aluguel atrasado. Desse modo, pode-se pedir a penhora de bens do devedor ou, se for o caso, de seu fiador. 

Há também uma outra forma de cobrança, ainda mais drástica, a ação de despejo. Em uma situação normal, esta ação pode durar três meses, além de mais 30 dias de prazo para o inquilino fazer a sua mudança.

Uma boa notícia para proprietários de imóveis

Atualmente, o proprietário não precisa mais correr os riscos da inadimplência de aluguel. Para isso, basta tomar alguns cuidados básicos, como adotar a garantia digital de aluguel da Avalyst. Além disso, o proprietário tem a garantia total de recebimento de suas locações. Além disso, a assessoria jurídica corre toda por nossa conta, com advogados especialistas na área.

E é muito fácil para o proprietário ganhar todos estes benefícios, afinal, a  Garantia da Avalyst não tem custo para o locador. Fale com sua imobiliária ou indique a Avalyst para seu corretor.

Leia Mais:

Pagamento de aluguel garantido para você! Como funciona a Garantia Avalyst?

Anuncie seu imóvel de maneira certeira e alugue bem rápido

Publicado em 2 de Março de 2021 Alugue Bem,
Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!