Qual o melhor sistema de garantia de aluguel?

Então, finalmente, você encontra o imóvel ideal para alugar. A localização é excelente, o condomínio oferece diversas opções de lazer e a sua unidade já está pronta para morar – tudo isso com um preço que cabe no seu bolso. Tudo perfeito, não é mesmo?

Entretanto, existe um fator que pode atrapalhar todo o processo de locação, a chamada garantia de aluguel, que visa assegurar ao proprietário, dono do imóvel, o recebimento de seus valores.

Para facilitar a sua escolha, listamos as características dos sistemas mais comuns de garantia de locação:

Fiador

Uma das mais tradicionais garantias locatícias, o sistema que utiliza um fiador, também chamado de avalista, tem uma vantagem: geralmente é de graça (embora algumas pessoas cobrem por isso). Porém, pode dar muita dor de cabeça e causar uma série de problemas para a imobiliária, inquilino e proprietário.

O fiador torna-se responsável pela dívida, além disso, terá que enfrentar toda a burocracia de cartório. Por falar em burocracia, ele deverá apresentar seus documentos confidenciais de imposto de renda; possuir, no mínimo, um imóvel próprio. Além disso, ele fica com a mesma responsabilidade judicial que o locatário, ou seja, em caso de não pagamento, terá que arcar com as custas do aluguel ou entrar em um processo jurídico.

Nesse tipo de garantia, o futuro inquilino precisa passar pelo constrangimento de solicitar a uma terceira pessoa, geralmente um amigo ou parente, para servir de fiador. E como todo mundo conhece a fama de alguém que deu algum calote por aí, essa tarefa não é nada fácil. E isso não é tudo, o proprietário poderá exigir um perfil para o fiador que nem sempre irá se adequar ao avalista que o inquilino conseguiu, podendo cancelar toda a negociação.

Seguro Fiança

Nesta modalidade, o locador irá contratar uma apólice de seguros em favor do proprietário. Desse modo, em caso de inadimplência, o seguro é acionado para reembolsar as despesas não pagas pelo devedor.

O seguro fiança costuma ter um tempo de análise demorado. E há ainda o problema de seu custo, que é determinado pela avaliação de risco feita no cadastro. Esse valor costuma ser elevado, podendo chegar até dois meses o valor do aluguel, ou até mais.

Caução

Na caução ou depósito caução, é estipulado um valor (geralmente algumas vezes o valor do aluguel) que o inquilino deverá depositar antecipadamente em uma conta bancária para o proprietário. Este dinheiro ficará retido durante o período de vigência do contrato de aluguel.

Caso não haja nenhuma dívida, o valor é devolvido integralmente ao inquilino ao final de seu contrato de locação, com as correções monetárias do período vigente.

Contudo, em casos de dívidas do inquilino (atrasos no aluguel, condomínio, entre outros) ou que a entrega do imóvel tenha sido feita sem os reparos necessários, ou ainda, se o contrato tenha sido rescindido antes de seu final, os recursos do depósito caução poderão ser usados como forma de pagamento ao proprietário.

Esse tipo de garantia também pode acarretar diversos outros problemas como a possibilidade de demandas judiciais, o uso indevido dos valores depositados ou o pagamento de valores muito altos, isso em um momento em que os custos de uma mudança também precisam ser considerados.

Garantia Digital de Aluguel
Tão simples como usar um cartão de crédito

E por que não usar um sistema totalmente livre de constrangimentos, com um custo bem menor do que o seguro fiança e que não necessita de depósitos antecipados?

A garantia de aluguel pelo cartão de crédito, a Garantia Digital, surgiu exatamente para facilitar a vida de quem deseja alugar de forma rápida e descomplicada.

Ela funciona assim: o inquilino apresenta seus documentos básicos de identificação, o seu cartão de crédito, a última fatura paga e nada mais. Pronto! Em apenas alguns minutos o contrato de garantia de locação já pode ser aprovado.

Na prática, o inquilino transforma-se em seu próprio fiador, com a análise de seu cartão de crédito servindo como garantia de locação.

Conheça Avalyst – um novo jeito de garantia de aluguel

Para resolver os problemas de quem precisa alugar, a Avalyst desenvolveu um sistema de garantia digital de aluguel descomplicado.

A análise cadastral do futuro inquilino é realizada de forma automática, em apenas alguns minutos, sem constrangimentos, sem burocracias, sem comprovação de renda e o melhor, com as menores taxas do mercado.

Para ter todos estes benefícios você pode falar hoje mesmo com a sua imobiliária ou indicar a Avalyst para o seu corretor.

E venha para um novo jeito de garantia de aluguel.

Publicado em 2 de Outubro de 2020 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!