Descubra quais as vantagens do CRM de vendas para a sua imobiliária, o que analisar e qual o melhor sistema para a sua empresa.
O mercado elevou as estimativas do IGP-M e IPCA para 2024 e manteve a taxa básica de juros (Selic) na mesma pegada do último relatório Focus. Isso quer dizer um cenário um pouco mais competitivo para a sua imobiliária, enquanto, 95% dos brasileiros acham a experiência individual tão importante quanto produtos e serviços.
Com muitos corretores e imobiliárias pressionados, você não quer se destacar por realmente entender as dores e preferências de cada proprietário, comprador e inquilino; criar um ciclo de vendas eficaz e aprimorar a gestão do seu relacionamento?
Nesta publicação, descubra quais as vantagens do CRM de vendas para imobiliária, o que analisar e qual o melhor sistema para a sua empresa.
O que é CRM imobiliário?
CRM, que em inglês significa Customer Relationship Management, se traduz em português como Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Compreenda esse conceito como uma ferramenta de abordagem centrada no cliente ou como um tipo de sistema utilizado para administrar esse relacionamento, visando proporcionar uma experiência mais gratificante.
É um software de gestão de contatos que permite coletar e organizar uma série de dados importantes sobre clientes atuais e potenciais. Informações sobre perfil e histórico de consumo, dados pessoais e canais de contato podem ser organizados e filtrados, criando um panorama valioso de informações comerciais e de relacionamento.
A partir daí, as imobiliárias podem criar campanhas de marketing direto, ações de fidelização, promoções especiais e até conteúdo de nutrição para manter o relacionamento com os seus clientes aquecido.
Por que o CRM é um aliado valioso para o setor imobiliário?
Embora esteja amplamente integrado nos outros mercados, uma parte significativa do setor imobiliário ainda não conta com um CRM.
Você como corretor ou dono do negócio, deve entender que o sucesso nos próximos anos dependerá do seu aprendizado com os demais mercados, estar aberto a novas visões e se inspirar nas grandes referências.
Tome como exemplo os clubes de futebol. Aqueles com alta performance deixaram de se guiar pelo puro instinto da diretoria ou talento dos jogadores, para utilizarem diversas ferramentas tecnológicas de desempenho.
Sistemas de GPS rastreiam a movimentação do time durante as partidas, softwares especializados geram relatórios detalhados sobre a performance do indivíduo e da equipe, além de equipamentos de monitoramento fisiológico que medem vários indicadores de saúde dos atletas, personalizando os treinos e evitando lesões.
A automação não só deixou o futebol ainda mais dinâmico e emocionante, como também tem pressionado vários times brasileiros a se adequarem a essa realidade competitiva.
Da mesma forma, o CRM está para a sua imobiliária como aquela tecnologia que pode te posicionar do simples fornecedor passivo de imóveis ao provedor de soluções de habitação, expert no perfil de compra, valores, desafios e localização dos seus diversos públicos.
Sem esse sistema, as imobiliárias precisam continuar com ferramentas isoladas e adaptadas, como planilhas e agendas, tornando o trabalho de coletar e tratar informações manual, ineficaz e altamente propenso a erros e a perdas de oportunidades de ações dirigidas.
Conheça 5 vantagens do uso do CRM de vendas na sua imobiliária
E, se no futebol, abrir mão das ferramentas tecnológicas de gestão pode significar o rebaixamento no campeonato, comece a considerar que no setor imobiliário essa ação pode representar a sua sobrevivência ou diferenciação.
Isso ocorre porque ao invés de utilizar várias anotações em cadernos ou se perder em planilhas desatualizadas, o CRM disponibiliza diversos conhecimentos práticos para o seu dia a dia, como:
- Lifetime value (receita média que um inquilino gera ao longo de seu ciclo como cliente);
- Tempo do lead no funil de vendas (as imobiliárias fecham mais propostas em menor tempo);
- Data driven (tomada de decisões estratégicas dirigidas por dados);
- Organização (agendamento de tarefas, reuniões, follow-up);
- Comunicação instantânea entre os leads e os membros da sua equipe de vendas (experiência única e mais aprofundada sobre os seus públicos).
O que analisar antes de contratar um CRM imobiliário: 5 características indispensáveis
Agora que você está por dentro das vantagens, escolher o seu CRM vai ser “fichinha”. Mas, antes, busque se atentar para as funcionalidades dessa ferramenta de gestão imobiliária.
Por isso, nós daremos detalhes das 5 características que um CRM para a sua imobiliária precisa ter, confira:
1 Centralização de dados
Com o banco de informações centralizado, sua equipe vai conseguir gerenciar leads, automatizar os contatos, além de acompanhar o histórico de interações com os inquilinos e potenciais clientes.
Porque, ao invés de ter dados espalhados de forma desorganizada, o CRM de vendas unifica as informações mais importantes sobre o cliente em um só lugar e gera relatórios de performance personalizados sobre o time.
2 Clareza na jornada do cliente
Mas muito além de gerenciar contatos e relatórios, a ferramenta ajuda a enxergar quais potenciais inquilinos estão mais propensos a assinar contrato de aluguel, quais querem mais tempo e quais já são locatários satisfeitos a ponto de indicar a sua imobiliária.
Com ele, também será possível identificar os diferentes status do seu lead no funil de venda (primeiro contato, apresentação do imóvel, envio da proposta, assinatura de contrato etc.).
Viu só? Com o CRM você definirá não só as ações de marketing, como a abordagem da sua força de vendas.
3 Relacionamento otimizado
Outra característica que não pode faltar num CRM imobiliário é a facilidade de uso pelo smartphone. Com o cliente dando a experiência o mesmo nível de importância que o produto, você não vai querer colocá-lo na fila de espera, vai?
Com o sistema, é possível otimizar propostas de venda ou locação, acompanhar a adimplência dos locatários, parabenizar nos seus aniversários, celebrar tempo de relacionamento e visualizar a sua trajetória e fidelização.
4 Automação de processos
Além disso, já foi o tempo em que fazer tudo de forma manual garantiria o sucesso dos contratos. Com os leads entrando de diferentes canais (eventos, anúncios, blog, redes sociais), você corre o risco de se perder nas notificações, esquecer de abordar um lead ou pior – gerar uma péssima impressão num potencial cliente.
Assim, é muito importante que o seu CRM de vendas tenha capacidade para automatizar rotinas na imobiliária. Com esta solução, o envio de emails, lembretes e outros recursos passa a ser automatizado, seguindo gatilhos criados por você e sua equipe.
Isso reduz as chances de erros e diminui a carga de trabalho manual do time.
5 Mais efetividade no fechamento de negócios
Por fim, ao proporcionar um conhecimento mais detalhado sobre o seu público, você construirá relacionamentos personalizados, sólidos e escaláveis; além, é claro, de impulsionar a taxa de fechamento de contratos de aluguel.
Mas ao chegar até aqui e aprender o que analisar antes de fechar com um CRM, talvez você esteja com essas perguntas:
As dúvidas mais frequentes que ouvimos:
Qual melhor CRM de vendas para imobiliária?
Na lista dos CRMs que mais se destacam no Brasil, você encontra por exemplo o Pipedrive, Jetimob, RD Station, Ploomes, Agendor, Freshsales, Bigin, Construtor de Vendas, Vista CRM, Ingaia e Suahouse.
Como criar um funil de vendas com o CRM imobiliário?
Muito bem, para montar as etapas de vendas no CRM, defina como o seu lead deve seguir no funil:
- Entrada dos contatos
- Primeira abordagem (WhatsApp, email, Instagram etc.)
- Agenda de visitas (endereço, padrão, valor da locação)
- Apresentação do imóvel
- Envio da proposta (negociação, tipo de garantia locatícia)
- Assinatura de contrato (documentação, entrega das chaves)
- Relacionamento (pagamento, permanência, fidelização)
Quanto custa um CRM para imobiliárias, é possível pagar mensalmente?
Em primeiro lugar, o valor depende basicamente do grau de personalização que você precisa. Ou seja, na sua cotação, você encontrará sistemas entre R$ 50 e R$ 500 mensais e até preços acima dos 4 dígitos.
Qual o melhor CRM gratuito do mercado?
Então, muitas das ferramentas que nós listamos aqui oferecem planos gratuitos para você iniciar a sua digitalização: Pipedrive, Hubspot, Salesforce, RD Station CRM, Agendor, Bitrix24.
Agora que você chegou aqui, e percebeu que a sua imobiliária precisa de uma solução de habitação completa, a Avalyst te entrega garantia digital que beneficia todos os envolvidos no processo de locação.
Em outras palavras, você e o seu time fecham contratos mais rápidos; o proprietário garante o recebimento e proteção contra danos nas locações; e o locatário não precisa de fiador, caução ou comprovante de renda através da nossa fiança onerosa.
Publicado em 19 de maio de 2022 Blog