Como ganhar com o contrato de aluguel renovado automaticamente

Em um dia a dia cada vez mais corrido, a renovação automática de aluguel pode beneficiar a sua imobiliária com mais agilidade, praticidade e economia nos processos.

Da mesma forma, ao tornar uma prática recorrente em seus contratos, a renovação automática de aluguéis acaba trazendo benefícios para proprietários e também inquilinos.

Com ela, você ganha mais dinamismo em seus negócios.

Ao parar de dedicar tempo para as renovações contratuais, sua imobiliária pode se concentrar em atividades mais estratégicas e lucrativas. Além de evitar que aconteçam erros na elaboração de um novo contrato de aluguel.

Renovação do Contrato de Aluguel, o que diz a lei?

Como quase tudo que rege o Contrato de Aluguel, a renovação de uma locação também está sujeita à Lei 8.245/91 ou, como é mais popularmente conhecida, Lei do Inquilinato. 

Assim, na renovação do contrato de aluguel, algumas cláusulas podem ser revistas. Vale observar, por exemplo, a questão dos reajustes.

Normalmente, utilizado como índice em quase todos os contratos de aluguel, o IGP-M está ficando inviável e vem enfrentando rejeições. 

Por uma série de motivos, este indicador tornou-se muito elevado, a ponto de ficar acima da capacidade financeira dos inquilinos e da própria realidade do mercado de locações.

Nesse sentido, para que os ajustes e as renovações ocorram sem maiores sobressaltos, muitos contratos já estão migrando para outro índice, o IPCA. O qual, pelo menos atualmente, está mais próximo da realidade de locadores e locatários, o que torna a negociação bem mais tranquila. 

Além disso, em uma renovação de contrato de aluguel, podem existir outras cláusulas que, por solicitação do inquilino ou do proprietário, precisem ser alteradas.

Um processo, como é fácil notar, individual. Com peculiaridades caso a caso, o que pode acabar demandando um tempo imprevisível para cada renovação de contrato de aluguel.

Renovação Automática: mais tempo para seus negócios

Já deu para perceber que a renovação do contrato de aluguel demanda um dos bens mais preciosos que existem: o tempo.

Um tempo que, para a imobiliária, pode ser muito melhor aproveitado. Como por exemplo, na visitação e apresentação de imóveis para futuros moradores ou na própria captação de proprietários. 

Além disso, a atualização profissional, a busca pelo melhor atendimento e uma série de outros procedimentos podem acabar ficando em segundo plano, quando a renovação automática de contratos de aluguel ainda não é uma prática recorrente na imobiliária. 

Vantagens para todos

Se a renovação automática do contrato de aluguel é vantajosa para os negócios das imobiliárias e para os proprietários, ela também tem benefícios para os inquilinos.

Afinal, realizar uma mudança, depois de adaptado ao lugar onde se mora, não é nada fácil.

Isso sem falar no desgaste de uma experiência que envolve o empacotamento de objetos, caixas e mais caixas de utensílios variáveis, o sobe e desce de escadas e elevadores, os cuidados com bens inestimáveis e o perigo das perdas e danos de uma mudança. 

Mas, ao optar pela renovação automática do contrato de aluguel, esse pesadelo pode ser evitado.

E funciona assim:

Basta o inquilino optar pela renovação automática no momento da assinatura de seu contrato de aluguel.

Desta forma, se após 30 dias do prazo de duração do contrato de aluguel o inquilino não procurar a imobiliária, a Lei do Inquilinato considera que este contrato já está automaticamente renovado e de acordo com as cláusulas originais. 

Vale lembrar que, segundo esta mesma Lei do Inquilinato, estão previstos outros motivos para o contrato ser cancelado. 

Por isso, deve-se ficar atento a três pontos importantes: demolição ou reformas sem a devida autorização do proprietário, reformas urgentes determinadas pelo poder público ou o uso indevido do imóvel.

Com Avalyst, a renovação da garantia do contrato de aluguel também é automática

Ficar despreocupado com a renovação da garantia de aluguel, durante todo o período de duração do contrato de locação, é mais um benefício disponibilizado pela tecnologia da Avalyst.

Assim, as imobiliárias parceiras, a cada 12 meses, têm os seus contratos de garantia de locação renovados automaticamente.

Além disso, elas também se transformam em uma Imobiliária Solidária.

A renovação dos contratos de garantia da Avalyst é automática e a solidariedade também

Imobiliária Solidária é uma ação de caráter social, em que a imobiliária recebe da Avalyst uma cesta básica, com o objetivo de ser doada a uma instituição escolhida pela própria imobiliária.

Desta forma transparente, a instituição da região é beneficiada. Enquanto os contratos, renovados anualmente, originam uma rede de solidariedade que envolve o inquilino, a Avalyst e a imobiliária parceira.

Fica aqui o convite, conheça as vantagens da Avalyst, seja uma Imobiliária Solidária e contribua para renovar esta ação social.

Fica aqui o convite, conheça as vantagens da Avalyst, seja uma Imobiliária Solidária e contribua para renovar esta ação social.

Publicado em 24 de Junho de 2021 Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!