Consumidor 4.0 de imóveis – conheça-o!

Aprenda a se comunicar com o novo perfil de consumidor e leve sua imobiliária mais longe

O mundo mudou muito nas últimas décadas e, com ele, também os hábitos de consumo em todos os segmentos. A própria frequência em que ocorrem essas mudanças está mais acelerada, de modo que as empresas precisam estar em constante atualização para entender e até antecipar as demandas do chamado consumidor 4.0.

Mas o que isso significa para o mercado imobiliário?

O consumidor 4.0 de imóveis representa um público que, ainda que nem tenha plena consciência disso, quer ser surpreendido com um nível de atendimento cada vez mais personalizado. O termo deriva do livro Marketing 4.0, do professor Philip Kotler, considerado no mundo acadêmico o mestre do marketing moderno.

Na atualidade, o que se vivencia é o empoderamento do consumidor, que já não se contenta com poucas opções de produtos e serviços genéricos ou padronizados. A nova regra que as empresas precisam se adaptar consiste em tocar o consumidor 4.0 não só no atendimento completo de sua demanda mas em sua experiência e vivência com a solução que está sendo oferecida.

O consumidor 4.0 nas imobiliárias

Ao procurar um imóvel, o consumidor 4.0 quer mais do que um teto para dormir. Ainda que ele procure uma casa ou apartamento para aluguel por um período determinado, suas exigências são tão importantes quanto seriam se ele estivesse um comprando um imóvel para a vida toda.

Além disso, esse perfil de cliente é mais atento aos detalhes, ao acabamento dos imóveis e ao conforto que ele pode ter. Isso também se reflete em um nível maior de cautela no fechamento dos contratos, com atenção à transparência nas informações apresentadas nos anúncios e nas cláusulas do acordo.

Ainda que tenha todas essas peculiaridades, comete um erro gravíssimo a imobiliária que trata o consumidor 4.0 como um cliente “chato” ou “excêntrico”. Na verdade, esse tipo de consumidor é muito consciente sobre o que procura e exige ser tratado com individualidade — imobiliárias que ainda tratam seus clientes como números precisam rever essa postura o quanto antes.

Felizmente, ao mesmo tempo em que produziu esse novo tipo de consumidor, a tecnologia trouxe recursos que possibilitam atendê-lo em suas demandas. Exemplos disso são as possibilidades de visitas em imóveis usando realidade aumentada para que o cliente em potencial já enxergue seu imóvel mobiliado ou ainda visitas por vídeo em 360 graus.

Menos burocracia

As soluções que tornam os processos menos burocráticos e mais dinâmicos também são sempre muito bem vistas pelo consumidor 4.0. E a Avalyst tem experiência nesse aspecto!

Como uma plataforma de garantia digital de aluguel pelo cartão de crédito, a Avalyst agiliza os contratos de aluguel ao dispensar a necessidade de fiadores e de comprovação de renda. Assim, as mais de 800 imobiliárias parceiras constatam um aumento em termos de produtividade, já que os contratos “emperrados” passam a ser muito mais raros.

Além disso, a Avalyst tem recursos de proteção contra inadimplência e assessoria jurídica para que imobiliárias e proprietários fiquem mais seguros em relação a seus contratos. Entenda.

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Publicado em 4 de Janeiro de 2021 Inovação,
Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

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