O bairro ideal: como o urbanismo influencia no aluguel de imóveis?

Cada vez mais se fala sobre como as transformações urbanas podem melhorar a qualidade de vida dos moradores das grandes cidades. Aumentar as vias de locomoção, investir em espaços públicos dinâmicos e nas zonas verdes e, até mesmo, incentivar o equilíbrio entre o concreto e a biodiversidade. As tendências de urbanismo moderno, prático e sustentável não ficam de fora da discussão.

Mas, na prática, como essas transformações influenciam o aluguel de imóveis? Mais avenidas, mais árvores ou mais comércio: o que faz uma pessoa escolher o bairro certo para morar?

Quando pensamos em urbanismo, logo nos vêm à mente as grandes construções arquitetônicas. O MASP, os Arcos da Lapa, o Palácio dos Três Poderes… exemplos não faltam. Entretanto urbanismo, na verdade, pode ser aquela construção simples que se destaca em um bairro comum de qualquer uma das capitais brasileiras.

Uma praça como coração do bairro

Em São Paulo, por exemplo, uma praça pode fazer toda a diferença. A Chácara Klabin, pequeno bairro localizado dentro da grande Vila Mariana, é cortada por uma avenida boulevard. Além de ser a principal saída e entrada de carros no bairro, a avenida concentra um parquinho para crianças, uma praça para cachorros e uma pista que serve para caminhadas matinais dos moradores. Não é à toa que a Vila Mariana é um dos bairros com maior número de apartamentos alugados na cidade.

Estrutura urbana como acessibilidade

Já no Rio de Janeiro, a praticidade pode falar mais alto que o verde. Os bairros Flamengo e Tijuca estão no topo do ranking de aluguéis realizados em 2020, e isso só é possível graças à sua estrutura urbana. Ambos bairros têm uma boa localização em relação às principais vias de trânsito e áreas que concentram escritórios, o que termina sendo uma mão na roda para o carioca que trabalha fora.

Comodidade é o que importa

Na capital mineira, um dos bairros mais buscados nos sites de pesquisa de imóveis é o centro, que além ter boa infraestrutura, apresenta um mix de residências e comércios que dão ao morador a possibilidade de ter fácil acesso a tudo pertinho de casa. Sinal de que para um bom mineiro, a comodidade é o que conta. Afinal, existe algo mais prático do que a comodidade?!

Conheça a região que você vai atuar

Cada cidade tem sua peculiaridade. E é claro que os desejos de cada inquilino são únicos. Mas o que sabemos com certeza é que o bairro ideal é aquele com natureza presente, boa infraestrutura, comércio e restaurantes e acesso às principais vias da cidade. Será que ele existe?

Mostrar um imóvel a um cliente é sempre uma arte. Essa é a etapa decisiva que indica se aquele é o lugar ideal para a pessoa morar ou não. E ela também, que auxilia o negócio a ser fechado mais rápido. Então, lembre-se: é importante que o corretor mostre além do que o cliente vê.

Leia mais:

5 dicas para ser um corretor de imóveis bem-sucedido

Publicado em 18 de Março de 2021 Negócio Imobiliário

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!