Aprenda tudo sobre captação de imóveis para aluguel

Tão importante quanto fechar contratos, saber como captar imóveis para aluguel ou venda é de suma importância para sua imobiliária. Afinal, são as novas ofertas em seu portfólio que tornam possível a atração e retenção de clientes e, consequentemente, a realização de novos negócios.

Além disso, aplicando as estratégias certas para captar imóveis para aluguel ou venda você constrói um processo em seu dia a dia, criando rotinas e facilitando todo o trabalho. Assim, vamos ver as práticas mais importantes para uma captação mais eficiente de imóveis.

Conheça o seu território

Quem já teve algum conhecimento sobre estratégias de guerra, sabe muito bem da importância do terreno em que se está pisando. Afinal, é por meio do estudo sobre o território que podemos estabelecer o nosso melhor posicionamento. Assim, aproveitamos o que a área nos oferece de positivo e aplicamos as melhores táticas.

Da mesma forma acontece com o segmento de imóveis. Ao escolher o bairro, ou bairros, para trabalhar, o corretor precisará ser um expert em sua região. Isso significa que ele deverá adquirir conhecimentos teóricos do local, um pouco de sua história, curiosidades e, é claro, saber na ponta da língua o quanto vale o metro quadrado da região. 

Em resumo, o corretor deverá saber tudo sobre:

Localização

A distância do bairro em relação ao centro e de outros pontos estratégicos.

Variação do Mercado

O valor do metro quadrado da região está em alta, estável ou em baixa? Qual a tendência para os próximos anos e por quê?

Estrutura e segurança

O que o bairro tem de melhor? Possui áreas verdes? Atualmente, parques e praças são muito valorizados. Além de escolas, faculdades, shoppings, comércio, cafés, bares, restaurantes e outras facilidades para o dia a dia. E como andam seus índices de segurança pública, iluminação, água, esgoto e serviços de manutenção da prefeitura?  

Trânsito

Conhecer a oferta de transporte público, como ônibus, metrôs, estações de trens e o trânsito nas principais vias de acesso ao bairro, também é primordial ao corretor de imóveis. 

Além disso, o corretor também deverá ter uma série de conhecimentos práticos. Aqueles que só se aprende em conversas do dia a dia, no contato direto com ruas, cafés, bares, supermercados e restaurantes. 

Só assim ele terá uma boa ideia das pessoas que moram por lá, sua cultura, necessidades e interesses . Desta forma, já poderá traçar um perfil dos futuros inquilinos ou compradores, os quais terão as mesmas afinidades junto com o desejo de morar ali também.

Dica de ouro:

Ao entrar em contato com um endereço-alvo, estabeleça parcerias. A importância de ter um relacionamento efetivo com porteiros, guardas e zeladores é vital. São eles que, literalmente, podem abrir ou fechar as portas para seus novos negócios. Por isso, uma boa ideia é dar, não apenas atenção a este público, mas também recompensas estratégicas ao fechar qualquer negócio indicado por eles.

Conheça o perfil do proprietário de imóveis

Longe de ser homogêneo, o perfil do proprietário de imóveis é bem diversificado, mas podemos dividi-los em dois segmentos.

Um é do investidor de imóveis, cuja compra tem por objetivo o aumento de capital. Mesmo neste segmento também há suas subdivisões. 

Há o pequeno e o grande investidor; há quem prefere comprar imóveis novos, na planta; e também os que compram imóveis visando uma futura reforma e valorização imediata de seus investimentos.

Outro perfil de proprietário de imóvel é aquele em que o valor do aluguel de seu bem é a sua principal fonte de renda.

Como é fácil perceber, compreender o perfil do proprietário do imóvel é um dos pontos-chave para um entendimento mais completo de suas reais necessidades.

Só assim o corretor terá a oportunidade de estabelecer a confiança necessária para alinhar sua futura parceria.

Conheça bem o imóvel

Antes de, definitivamente, captar o imóvel para alugar ou vender, você precisa conhecê-lo muito bem. Se não for possível ver suas fotos, coloque-se no lugar de quem deseja morar nele (o que já é uma boa dica em qualquer circunstância). 

Faça o proprietário falar sobre o bem, pergunte quais os seus pontos fortes e porque alguém gostaria de morar ali. 

Uma pergunta importante é se o imóvel está pronto para morar ou se necessita de alguma reforma.

Neste momento também é fundamental municiar o proprietário com o máximo de informações possíveis. Lembre-se que você conhece a região como ninguém (passo 1) e que que também já tem algum conhecimento sobre o perfil do proprietário (passo 2) e que agora está dando o passo definitivo para colocar o imóvel que deseja em sua cartela de clientes. 

Ou seja, fale tudo o que sua imobiliária pode fazer para ele fechar o melhor negócio possível. Como irá funcionar a divulgação, que portais irá utilizar e as principais ferramentas com as quais trabalha. Responda todas as perguntas e não deixe dúvidas que ele terá o máximo de profissionalismo.

A hora de divulgar seus diferenciais

Para ter mais eficiência na captação de imóveis para aluguel ou venda, divulgue os diferenciais de sua imobiliária ou de seus serviço.

Para isso, utilize um blog como plataforma de conteúdos relevantes ao proprietário. Atualmente, as redes sociais também são referência para quem deseja uma comunicação mais eficiente com seus diversos públicos, faça bom uso delas.

Mas principalmente, evite ficar parado. Lembre-se que o mercado sempre foi dinâmico e hoje é ainda mais.

E que tal estabelecer parcerias estratégicas que possam agregar valor à sua empresa? Um bom exemplo de parceria é o sistema da Avalyst.

Com Avalyst a imobiliária utiliza uma plataforma digital, totalmente sem custos, que facilita o processo de aluguel para o inquilino (sem fiador, sem caução, sem comprovação de renda). Além disso, ela dá uma série de vantagens ao proprietário (sistema sem inadimplência, com assessoria jurídica gratuita em ações de despejo e garantia contra danos na devolução do imóvel).

Leia mais:

Como captar clientes para imobiliária com 5 estratégias funcionais e fáceis de aplicar

Publicado em 3 de maio de 2021 Blog,
Negócio Imobiliário,
Soluções Avalyst

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