5 principais erros do corretor de imóveis — e como evitá-los

O setor imobiliário tem suas peculiaridades e o corretor de imóveis precisa saber contornar cada desafio

Existe uma regra que vale para qualquer segmento da vida profissional: trabalhar com atendimento ao cliente requer muito jogo de cintura. No setor imobiliário não é diferente, e os profissionais envolvidos nessa área precisam tirar lições de cada situação que não sai do modo como foi planejada. Alguns erros do corretor de imóveis, por exemplo, podem comprometer toda a negociação, mas há formas de evitá-los.

Um corretor de imóveis que não sabe ouvir e não está disponível

Não à toa, esse item aparece na primeira posição entre os erros do corretor de imóveis. A parte mais importante do trabalho de corretagem é entender exatamente qual é a necessidade do cliente que procura um imóvel. Não escutá-lo é como dar tiros no escuro — não há objetivo, não há estratégia e não há eficiência.

Além disso, o cliente precisa da disponibilidade do corretor. É claro que o profissional não precisa estar em estado de alerta nas 24 horas do dia, mas em seus meios de comunicação as respostas precisam ser rápidas e objetivas.

Um corretor de imóveis que pressiona ao ponto de ser inconveniente

Existe uma linha tênue entre a argumentação em uma negociação e o excesso de pressão, que beira a inconveniência. Um dos erros do corretor de imóveis mais comuns é ficar desesperado para fechar um negócio e tentar colocar o cliente contra a parede, muitas vezes blefando ou distorcendo informações.

É preciso que o profissional tenha em mente que a decisão de escolher um imóvel para alugar ou comprar pode ser muito significativa na vida do cliente. A pressão, neste caso, não vai ajudar a converter o trabalho em um resultado positivo — pelo contrário, pode prejudicar a relação corretor-cliente e reduzir drasticamente as chances de sucesso.

Um corretor de imóveis que trata o cliente como um número

Para alguns profissionais, pode ser difícil lidar com a necessidade de cumprir metas, ao mesmo tempo em que preza pela singularidade de cada atendimento, mas essa diferenciação é fundamental para o bom exercício da profissão. Não importa se o corretor de imóveis fez um, dois ou dez atendimentos naquele dia: cada cliente precisa ser tratado como o único.

É claro que isso requer dedicação, zelo e um alto nível de profissionalismo. Mas essas são as características dos profissionais de sucesso em qualquer segmento.

Um corretor de imóveis que não se atualiza

Outro erro do corretor de imóveis é não perceber as mudanças no seu segmento profissional. Isso significa que é preciso estudar as tendências do mercado imobiliário, além de entender as características de cada imóvel em cada atendimento.

Se o cliente tiver dúvidas — e ele certamente terá — o corretor de imóveis precisa ter uma resposta pronta ou pelo menos saber onde conseguí-la rapidamente.

O mesmo vale para os meios de comunicação: hoje, o corretor de imóveis precisa estar disponível online, no Whatsapp por exemplo.

Um corretor de imóveis que não expande sua rede

Parece óbvio, mas um dos erros do corretor de imóveis que mais se repete é não solicitar indicações de seus clientes. Com tanta oferta disponível no setor imobiliário, a melhor estratégia de marketing pode ser o contato boca a boca.

Se o profissional faz bem o seu trabalho e se o cliente se sente bem atendido, não há motivos para desperdiçar a chance de ampliar a rede com novas indicações.

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Publicado em 23 de Dezembro de 2020 Negócio Imobiliário

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