Como lidar com a inadimplência e evitar a ação de despejo

Neste artigo, você vai saber como nós cobramos os aluguéis atrasados e recuperamos o seu imóvel. É só ler para conhecer o passo a passo, desde o primeiro sinal de atraso até a ação judicial.

Suporte

Avalyst

Se tiver dúvidas, fale com nosso time de cobrança e/ou jurídico. Lembre-se: o gestor de contas é o seu principal contato. Para agilizar o seu atendimento, mantenha os dados dos inquilinos e responsáveis atualizados na plataforma. Inclusive, é fundamental que os e-mails vinculados sejam reais.

Operação

Avalyst

Se após 15 dias do vencimento ele não pagar, informe a inadimplência na plataforma Avalyst. Aí nós vamos agir para resolver a situação ou tirar o inquilino do imóvel. Se não sabe como fazer, veja nossos tutoriais clicando aqui.

Além disso, ao perceber que o inquilino não age de boa fé, peça a devolução amigável das chaves. Isso pode evitar outras pendências e ações judiciais.

Prazos

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O prazo de pagamento da garantia é de 30 dias na primeira inadimplência e 7 dias nas seguintes. Por isso, a dica é não perder tempo! Afinal, toda demora para informar a inadimplência gera atraso no depósito dos valores.

Quando não conseguimos cobrar o inquilino nos primeiros 15 dias de contato, ele recebe uma notificação sobre a possível ação de despejo. Na mesma data, a imobiliária é notificada para enviar a procuração que nos permite dar o próximo passo. Esse documento deve ser assinado pelo proprietário respeitando o  prazo de envio:  7 dias. Caso contrário, a imobiliária pode perder a garantia locatícia referente os futuros débitos.

Se os nossos esforços iniciais não tiverem efeito, acionamos um escritório de advocacia especializado em despejo. Tudo por conta da Avalyst! Nesse caso, o inquilino é citado por um oficial de justiça do tribunal, iniciando o processo conforme a legislação vigente (lei do inquilinato nº 8.245/91).

Vale lembrar que, em geral, priorizamos que os pagamentos sejam feitos diretamente à imobiliária. Sendo assim, é importante cancelar a inadimplência informada logo após receber do inquilino. Combinado?

Principais erros

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Para não ter transtornos e prejuízos, é importante evitar estes erros: 

1. Comunicar inadimplências acumuladas. Isso sobrecarrega e desacelera o fluxo de pagamento em vez de agilizá-lo.

2. Enviar a procuração fora do prazo de 7 dias. Isso pode resultar na perda da garantia.

3. Enviar a procuração assinada pela imobiliária em vez de assinada pelo proprietário. Isso gera um impeditivo processual na ação de despejo.

Avalyst

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a entender nosso serviço. Se ainda não é uma imobiliária parceira, entre em contato e conheça as vantagens do aluguel sem stress.

Escrito por: Mateus Colonetti
Editado por: Jonatan Maciel
Publicado em 30 de Junho de 2023 Blog

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