Os problemas do fiador e a melhor solução

No filme Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976), o malandro Vadinho, em uma excelente interpretação de José Wilker, é cobrado por um de seus credores.

Entretanto o inadimplente, mantendo uma firmeza inabalável, diz haver algum mal-entendido; então o cobrador apresenta uma nota promissória.

Vadinho pede licença para examinar o documento e, ao ler o papel, chega a conclusão daquilo que considera um terrível engano. No referido documento há a figura de um avalista!

Mantendo a pose de cidadão honesto, Vadinho é taxativo ao aconselhar o cobrador a protestar o título. Afinal, se há um fiador, é ele quem deve ser cobrado. E termina a conversa de forma ainda mais veemente:

– E pode deixar! Eu aqui é que não caio mais no “Conto do Avalista”!

Saindo da ficção para a realidade, nenhum fiador precisa ter um Vadinho em seu caminho para sentir na pele uma infinidade de problemas. Ainda mais no caso do aluguel, em que os bens dados como garantia correm sérios riscos de se perderem.

OS RISCOS DO FIADOR: QUESTÕES FINANCEIRAS E JUDICIAIS

Tradição que remonta há séculos, o fiador é uma terceira pessoa no contrato de aluguel, indicada pelo inquilino ele será corresponsável pelos pagamentos.

Além disso, o fiador também se responsabiliza por diversos encargos como pintura, reparos e outros itens citados no contrato de locação.

Em termos financeiros, em casos de inadimplência do inquilino, o fiador será o responsável pelo pagamento do aluguel.

Caso não ocorra a quitação da dívida, entra a questão jurídica, na qual o imóvel do fiador, que serviu de garantia para a locação, pode sofrer um processo de penhora e ser leiloado.

COMO EVITAR PROBLEMAS

O primeiro cuidado que o fiador deverá ter vem antes da assinatura do contrato (dica válida para qualquer contrato): ler todos os itens com muita atenção.

Parece bem óbvio, não?
Mas acredite, muitos problemas poderiam ser evitados com uma boa leitura contratual.
A seguir, não tenha receio de pedir que o contrato seja reescrito até que todos os seus detalhes fiquem bem claros.

INADIMPLÊNCIA POR ATÉ 3 MESES
No caso de, no máximo 3 meses de inadimplência, a melhor solução é conversar com a imobiliária responsável e/ou com o inquilino. Ao esclarecer os fatos, ter ciência dos problemas eventuais do locatário, pode-se chegar a um acordo e colocar tudo em dia sem maiores riscos.

INADIMPLÊNCIA POR MAIS DE 3 MESES
Caso não haja um acordo para colocar em dia o aluguel, entra-se no terreno jurídico.
Neste momento, o fiador deverá procurar seu advogado ou assessoria jurídica gratuita.

A SOLUÇÃO DEFINITIVA PARA OS PROBLEMAS DO FIADOR
Já deu para perceber que servir de fiador pode virar um grande pesadelo, não é mesmo?
Pois foi para acabar de vez com este e outros problemas que surgiu Avalyst.
Com seu moderno sistema de garantia de aluguel, Avalyst dispensa a figura do fiador: o inquilino só precisa apresentar um cartão de crédito para ter, em minutos, seu cadastro aprovado.
Fácil, rápido e totalmente garantido, Avalyst é indicado a todos que precisam de fiador, o que evita dores de cabeça e ainda afasta os perigos dos “Vadinhos” que andam por aí.


E você, o que achou de nossas dicas? Tem algo para acrescentar ou gostaria de dar um ideia para nosso próximo tema? Então pode comentar à vontade, a sua opinião é fundamental para todos nós.

Publicado em 2 de Outubro de 2020 Blog

RECEBA NOSSO CONTEÚDO

Cadastre seu email e receba o nosso conteúdo com prioridade.

Obrigado pelo cadastro!